“Cobra D’Água”, de MC...

Desde o seu lançamento, a música Cobra D’Água, de MC Jacaré, tem conquistado...

Blô Blô na Roça...

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, o influenciador Darlan...

Anthony Carrera lança “Color...

O cantor Anthony Carrera, indicado ao Grammy e revelação musical de 2020, lançou...

Shopping Park Sul se...

O Dia das Mães, a segunda maior data do varejo, está se aproximando...
InícioGeralA felicidade no...

A felicidade no trabalho: “Um investimento estratégico para empresas e funcionários”, explica a especialista Chirles de Oliveira

Promover a felicidade no ambiente de trabalho deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade.
 
Empresas que investem no bem-estar dos colaboradores colhem benefícios diretos, como maior produtividade, inovação e retenção de talentos.
 
A realidade brasileira:
 
Profissionais do Brasil estão 9% mais infelizes do que a média global, segundo a Pluxee e The Happiness Index, 2024. Além disso, o país lidera o índice de rotatividade (turn over) em todo o mundo, com uma taxa de 56% segundo a Robert Half, 2022. Além desses dados já alarmantes, temos a questão principal do adoecimento mental dos trabalhadores, em que o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de transtorno de ansiedade, e o segundo no de Burnout, perdendo para apenas para o Japão.
 
 
Mas o que faz um funcionário realmente feliz no trabalho?
 

Especialistas apontam que a resposta vai muito além do salário, o quanto a pessoa gosta do que faz e sente que tem propósito em suas ações, quão valiosa são as relações no ambiente de trabalho e quão seguras elas se sentem para ter conversas assertivas e até difíceis, e se autônomas e autorresponsáveis pela sua qualidade de vida, apesar das demandas diárias.

Chirles de Oliveira (Foto: Divulgação)

“Funcionários felizes são mais engajados, criativos e produtivos. O bem-estar corporativo não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade para empresas que desejam crescer de forma sustentável”, afirma Chirles de Oliveira, especialista em felicidade corporativa.
 
 
O impacto da felicidade no desempenho
 
Pesquisas apontam que colaboradores felizes podem ser até 31% mais produtivos e gerar 37% mais vendas, segundo um estudo da Universidade da Califórnia. Além disso, um levantamento da Gallup revelou que empresas com altos índices de bem-estar têm 23% mais lucratividade e 78% menos absenteísmo.
 
Para Chirles de Oliveira, a chave está em criar um ambiente onde os funcionários se sintam valorizados.
 
“As empresas precisam investir em reconhecimento, cultura organizacional positiva e oportunidades de desenvolvimento, além de promover alinhamento entre os propósitos organizacionais e pessoais. É um ciclo: quanto mais feliz o colaborador, melhor ele entrega seu trabalho. No fundo, alta performance não é sobre trabalhar mais e sim melhor”, explica ela.
 
Legislação e bem-estar corporativo:
 
No Brasil, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece direitos que impactam diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores, como jornada de trabalho adequada e intervalos obrigatórios.
 
Além disso, a Norma Regulamentadora  Nº 1 (NR-1) foi atualizada e trará mudanças significativas a partir de maio de 2025. Essa norma, que trata de disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho, agora inclui a gestão de riscos psicossociais. Isso significa que as empresas precisarão identificar e gerenciar fatores que possam impactar a saúde mental dos trabalhadores, como estresse, assédio moral e sobrecarga de trabalho.
 
“A nova versão exige que as empresas mantenham registros detalhados sobre como estão lidando com esses riscos e implementem medidas preventivas para garantir um ambiente de trabalho mais saudável. O descumprimento pode resultar em penalidades administrativas e até criminais. Ainda que não haja uma lei específica para a felicidade no trabalho, empresas que promovem qualidade de vida ganham vantagem competitiva. O investimento em bem-estar reduz afastamentos por doenças ocupacionais e melhora o clima organizacional”, destaca Chirles.
 
Como promover a felicidade no trabalho?
 
Especialistas apontam algumas estratégias para construir um ambiente corporativo mais feliz e produtivo:
✔ Cultura positiva: Empresas devem incentivar um ambiente de respeito, colaboração, reconhecimento, autonomia, pertencimento.
✔ Desenvolvimento profissional: Oferecer treinamentos e oportunidades de crescimento, ter plano de carreira claro.
✔ Flexibilidade: Modelos de trabalho híbridos ou home office podem melhorar a qualidade de vida dos funcionários, dependendo da função.
✔ Valorização e reconhecimento: Pequenos gestos como elogios, rituais de gratidão e generosidade, cordialidade aumentam a motivação interna, enquanto que bonificações são motivações externas.
✔ Saúde mental em foco: Programas de suporte psicológico, pausas estratégicas e práticas de mindfulness, promover o manejo das emoções ativando a empatia e o respeito mútuo,  cultura da escuta ativa e do cuidado (autocuidado também), se permitir ter um sono restaurador, alimentação equilibrada e movimento do corpo para se ter uma saúde integral.
 
Felicidade como compromisso global
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) também destaca a importância da felicidade e do bem-estar como fatores essenciais para o desenvolvimento sustentável.
 
“Promover a igualdade, a justiça social e a sustentabilidade são passos fundamentais para garantir o bem-estar de todos”, aponta um relatório da entidade.
 
Cada vez mais, empresas que adotam essas práticas não apenas melhoram a satisfação interna, mas também fortalecem sua reputação e atraem talentos alinhados com essa visão.
 
“Investir na felicidade dos funcionários é uma decisão estratégica. As empresas que compreendem isso não apenas aumentam sua produtividade e inovação, mas também criam um ambiente mais humano e sustentável. No fim das contas, um colaborador feliz não é apenas um benefício para a empresa, é um reflexo de uma sociedade mais equilibrada e próspera”, finaliza Chirles de Oliveira, CEO da Virada da Felicidade (evento anual).

Continue reading

“Cobra D’Água”, de MC Jacaré, explode nas redes sociais e conquista milhões de acessos

Desde o seu lançamento, a música Cobra D’Água, de MC Jacaré, tem conquistado números impressionantes e se consolidado como um verdadeiro fenômeno nas plataformas digitais. Com milhões de acessos acumulados, o hit tornou-se onipresente em redes como TikTok e...

Blô Blô na Roça 2025 reúne influenciadores, música e diversão em edição histórica no interior nordestino

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, o influenciador Darlan Ferraz, mais conhecido como Blô Blô, comandou mais uma edição do reality "Blô Blô na Roça", reunindo nomes influentes da internet, atrações musicais de peso e...

Anthony Carrera lança “Color Esperanza” — já disponível em todas as plataformas e entre os primeiros lugares nas mídias

O cantor Anthony Carrera, indicado ao Grammy e revelação musical de 2020, lançou no dia 1º de maio sua emocionante releitura de “Color Esperanza”, clássico eternizado por Diego Torres. A nova versão, com produção moderna e assinatura do próprio...